Hidrografia da Serra do Cipó

Hidrografia da Serra do Cipó

Hidrografia da Serra do Cipó

Conheça um pouco mais sobre a hidrografia da Serra do Cipó

Aqui no Portal Serra do Cipó você tem informações completas. Cultura, comercio, natureza, serviços e muito mais. Neste post vamos falar um pouco mais sobre a hidrografia da Serra do Cipó. Para começar saiba que os rios e cursos d’água pertencentes à Serra do Cipó se dividem em duas bacias hidrográficas: a bacia do Rio São Francisco e a do Rio Doce nas quais falaremos a diante.

Bacia do Rio São Francisco

Na vertente oeste e sudoeste da Serra do Cipó, os cursos d’água drenam para o Rio Cipó, pertencendo a Bacia do Rio São Francisco.O Rio Cipó é formado pelo encontro dos córregos Mascates e Bocaina, dentro do Parque Nacional. Seu trecho inicial é meandrante, cortando a Vargem Grande e a Vargem das Areias. O rio segue mais ou menos paralelamente à Serra do Cipó até sua foz, em região rica em paredões e pequenas grutas.

Existem planícies nas baixadas do Rio Ci­pó e de seus ribeirões formadores, com la­goas ori­gi­nadas de meandros antigos e re­centes. E a maior concentração de lagoas naturais na região se encontra na Vargem das Areias, várzea de inundação anual Rio Cipó.No interior do Parque Nacional se encontram outras lagoas perenes: Lagoa da Capivara, Lagoa Rasgada, Lagoa da Pedra, Lagoa do Boi, Lagoa Verde, e a maior de todas, a Lagoa Comprida, com cerca de 480 metros de comprimento. Várias dessas lagoas abrigam o jacaré-de-papo-amarelo.

Entre os córregos perenes que nascem na serra e alimentam o Rio Ci­pó em sua margem direita contam-se, como principais: Vaca­ria ou Soberbo, Parauninha, Riachinho e Rio de Pedras. E os que também nascem na Serra e alimentam a margem esquerda do Rio Cipó cita-se o da Serra ou Gordurinha (no limite oeste do Parque) e Zé Coelho (ou dos Coelhos).

Bacia do Rio Doce

Na vertente sudoeste e leste da Serra do Cipó, os cursos-d’água pertencem à bacia do Rio Doce. Estes, estão integralmente situados em região de rochas vulcânicas, exceto na própria Serra, na qual domina o quartzito. No extremo norte do Parque, a drenagem é comandada pelo Rio Preto, afluente da margem esquerda do Rio Santo Antônio, este tributário do Rio Doce por sua margem esquerda. Na região central do Parque, a vertente leste da serra é comandada pelos formadores do Rio Preto do Itambé, também afluente da margem esquerda do Rio Santo Antônio.

Da região central do Parque até sua região leste-sudeste-sul, as águas dessa vertente da serra contribuem para o Rio Tanque, afluente da margem direita do Rio Santo Antônio.O Rio do Peixe, afluente esquerdo do Rio Preto do Itambé, tem grande relevância para o Parque Nacional, por passar por um dos seus atrativos mais pitorescos, denominado “Travessão”, que é passo de montanha a 1.000 metros de altitude, divisor das duas grandes bacias hidrográficas estaduais.

Fonte: Celso do Lago Paiva

Cachoeiras na Serra do Cipó

As cachoeiras na Serra do Cipó são destino certo para quem quer encontrar alguns dos mais belos cenários de Minas Gerais. São muitas quedas d’água que atendem a todos os gostos: tem aquelas que você para o carro na porta. Outras para quem curte trilhas (pequenas ou longas) ou ainda fazer o percurso de bicicleta. Tem até travessia de 3 dias para quem prefere uma experiência mais intimista em contato com a natureza.

É importante destacar que as cachoeiras na Serra do Cipó estão bem perto de Belo Horizonte, a apenas 95 km e também do aeroporto internacional de Confins, a apenas 73km. Dá pra fazer um bate e volta com tranquilidade ou aproveitar ao máximo se hospedando em alguma das excelentes pousadas na Serra do Cipó.

Com dezenas de cachoeiras a Serra do Cipó é ponto de encontro de quem curte turismo de aventura, trekking, montain bike ou relaxar em um dos destinos mineiros mais lindos de Minas Gerais. A Serra do Cipó possui uma excelente infraestrutura com ótimos restaurantes e confortáveis pousadas para quem pretende passar o final de semana, feriados ou quem sabe apenas fazer um bate e volta. Confira aqui os Restaurantes na Serra do CipóE confira aqui as melhores Pousadas na Serra do Cipó.