Natureza da Serra do Cipó
29 de julho de 2018
Hidrografia
29 de julho de 2018

Geografia da Serra do Cipó

A Serra do Cipó é parte do Maciço do Espinhaço, formada principalmente por rochas quartzíticas¹ do Pré-Cambriano, formadas em ambiente de mares interiores. As encostas mais íngremes estão orientadas para norte-noroeste, indo de 800 até 1700 metros de altitude (Pico dos Montes Claros). No alto da serra existem planaltos extensos com relevo suavemente ondulado e alguns serrotes de até 1660 m de altitude.

Segundo o Plano de Manejo, os solos do Parque Nacional da Serra do Cipó e região são em geral extremamente ácidos e distróficos. Áreas limitadas na serra apresentam latossolos roxos eutróficos², nos quais a vegetação é de cerrado ou de mata.

Ocorrem grutas (cavernas) relativamente pequenas, em calcário e em quartzito. O Parque Nacional da Serra do Cipó é por enquanto o único Parque Nacional do Brasil que possui grutas em quartzito. Diamantes são raros nos cursos-d’água que provém da Serra do Cipó, o que é favorável à conservação. Já foram explorados no século XX no Rio de Pedras, que nasce no Planalto do Pico do Breu; Richard Burton já em 1869 informava haver exploração nessa mesma região. No Poço do Soberbo, no início da descida desse rio, foi embargada exploração de diamantes em 2009.

¹Rochas quartzíticas, ou quartzitos, são formadas quase somente por grãos de areia (sílica), que deram origem a arenitos, fundidos e agregados por muitos milhões de anos de compressão e altas temperaturas. Esse processo de transformação de rochas se chama “metamorfismo”.

²Latossolos são solos em que os horizontes (camadas) são iguais uns aos outros, ou seja, são solos aparentemente homogêneos. Solos eutróficos são ricos em nutrientes aproveitáveis pelas plantas, quase sempre com alto teor de argilas e de matéria orgânica. Solos distróficos são solos mais pobres, com poucos nutrientes, geralmente muito arenosos.

Fonte: Celso do Lago Paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *