Geo Política da Serra do Cipó

Geo Política da Serra do Cipó

Geo Política da Serra do Cipó

Saiba um pouco mais sobre a Geo Política da Serra do Cipó

O termo “Serra do Cipó” pode ser utilizado para descrever diferentes regiões, administradas por diferentes entes de diferentes níveis de governança. Enquanto distrito, a Serra do Cipó pertence ao Município de Santana do Riacho – MG

Em termos de destino turístico, a Serra do Cipó remete à região localizadas nas divisas entre os municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho.

Esta região se desenvolveu turisticamente em torno das cachoeiras e atrativos mais tradicionais, como as Cachoeiras Grande e Véu de Noiva, as Fazendas Cipó e Campinho, a Portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó e os empreendimentos turísticos mais tradicionais como o Cipó Veraneio Hotel e o Chapéu do Sol.

Já no que se refere à região turística, a Serra do Cipó, no âmbito do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, compreende uma vasta região, compreendida pelos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Nova União.

Localizada a apenas 90 KM de Belo Horizonte a Serra do Cipó se destaca como um dos mais lindos destinos turísticos de Minas Gerais, sua história remonta às comunidades primitivas que acreditavam no poder sobrenatural ou mágico dos desenhos e por isso deixaram seu registro, através de pinturas rupestres. Basta uma caminhada pelas grutas da região para se vislumbrar com este rico acervo de desenhos nas paredes.

Por volta do século XVIII, bandeirantes, tropeiros e escravos atravessaram a Serra do Cipó a procura de ouro e pedras preciosas. Por ali, transportavam mercadorias e davam sustento a base da mão-de-obra colonial. Pode-se dizer que hoje o acesso facilitado às cidades de Diamantina, Serro e Ouro Preto se deve a boa localização na porção sul da Serra do Espinhaço. Se você deseja conhecer a história da Serra do Cipó com mais detalhes, preparamos um artigo especial no link a seguir. História da Serra do Cipó

Conheça a Serra do Cipo