Fotos da Serra do Cipó

Fotos da Serra do Cipó

Fotos da Serra do Cipó

Selecionamos lindas fotos da Serra do Cipó para você conhecer um pouquinho mais dos Jardins do Brasil.

Trilhas pelos campos rupestres, cachoeiras de águas cristalinas e toda beleza da região em lindas fotos da Serra do Cipó, pelo olhar do fotógrafo Geraldo Rodrigues.

Conheça a Serra do Cipó

Localizada a apenas 90 KM de Belo Horizonte a Serra do Cipó se destaca como um dos mais lindos destinos turísticos de Minas Gerais, sua história remonta às comunidades primitivas que acreditavam no poder sobrenatural ou mágico dos desenhos e por isso deixaram seu registro, através de pinturas rupestres. Basta uma caminhada pelas grutas da região para se vislumbrar com este rico acervo de desenhos nas paredes.

Por volta do século XVIII, bandeirantes, tropeiros e escravos atravessaram a Serra do Cipó a procura de ouro e pedras preciosas. Por ali, transportavam mercadorias e davam sustento a base da mão-de-obra colonial. Pode-se dizer que hoje o acesso facilitado às cidades de Diamantina, Serro e Ouro Preto se deve a boa localização na porção sul da Serra do Espinhaço. Se você deseja conhecer a história da Serra do Cipó com mais detalhes, preparamos um artigo especial no link a seguir. História da Serra do Cipó.

Com tanta beleza natural a região vem se consolidando como uma dos mais importantes destinos turísticos de Minas Gerais e do Brasil. O desenvolvimento do comercio cresce a cada dia, hoje os visitantes e moradores da Serra podem desfrutar de excelentes restaurantes, confortáveis pousadas, ótimos receptivos turísticos, enfim, uma infraestrutura completa para uma experiência inesquecível.

A Serra do Cipó também tem se consolidado como um importante polo gastronômico no Estado de Minas Gerais e cada vez mais frequente a realizações de festivais de cultura e gastronomia e festivais de cerveja artesanal com excelentes rótulos representando a região.

Festas tradicionais como o candombe reforçam a valorização e manutenção da cultura popular e da história da Serra do Cipó.

Exposição fotográfica na Serra do Cipó

Geraldo Rodrigues, fotógrafo, se aventurou pelas trilhas da Serra do Cipó com suas câmera com o desejo de registrar um pedacinho deste paraíso conhecido como jardins do Brasil.

“Compartilho aqui algumas das fotografias que faço em trilhas pela região da Serra do Cipó. Em cada curva, em cada trilha, cachoeiras, detalhes da flora local, procuro mostrar um pouco do que sinto quando estou em contato com a natureza exuberante do local.

De bicicleta, cavalo ou caminhando, não importa, o prazer é garantido! Quando caminhamos nossa mente se abre para o novo, esvaziamos, damos espaço para criatividade. A oferta de atrativos fotográficos na região é infinita, quase um local obrigatório para quem gosta de fotografar natureza.

Localizada na extensa formação denominada Espinhaço, a região da Serra do Cipó possui um das maiores áreas de cerrado preservado. São mais de 33.800 hectares, preservados pelo Parque Nacional da Serra do Cipó.

Além de cachoeiras, nascentes cristalinas, belíssimas paisagens talhadas pela formação geológica, a flora local possui ainda grande quantidade de especies endêmicas (vegetações que somente são encontradas na Serra do Cipó). Outros atrativos são as pinturas rupestres muito comuns nas cavernas e encostas rochosas da região.

Para Visitar o local, aconselho procurar por guias especializados, tomar todos os devidos cuidados para não provocar incêndios ou degradar o ambiente.”

Geraldo Rodrigues