Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira das Andorinhas

Localizada na Serra do Cipo a Cachoeira das Andorinhas encanta pela sua beleza natural.

A Cachoeira das Andorinhas está localizada no coração da Serra do Cipó a 9km da Rodovia MG 10, no KM 96 portaria, sendo 6km de caminhada a partir do Parque Nacional da Serra do Cipó (há 1km da Cachoeira do Gavião).

Cercada de uma paisagem de tirar o fôlego a Cachoeira das Andorinhas é um bem natural que está a uma altitude de 879 metros acima do nível do mar e caracteriza-se como queda d‘água que precipita de um acidente geográfico de aproximadamente 30 metros de altura, dividindo-se em duas quedas de 10 e 15 metros, respectivamente, tendo em sua base um poço com profundidade média de 4 metros e águas límpidas, ideal para um bom banho.

A Cachoeira das Andorinhas é banhada pelo rio Bocaina, circundada por mata de transição com presença de endemismo e afloramentos rochosos .

No caminho para se chegar até ao poço da Cachoeira das Andorinhas o visitante cruzará córregos de águas límpidas e passará por um pequeno, porém encantador, Cânion.

A Cachoeira das Andorinhas é formada por uma mistura de corredeiras e duchas naturais em meio a uma vegetação de cerrado e a afloramentos de quartzo. Está inserida na Serra da Bocaína de onde se pode observar uma bela vista da Serra do Espinhaço. Ao subir a cachoeira, encontra-se a Cachoeira Andorinhas de Cima, de aproximadamente 5 metros. Bem singela, onde a água cai por uma fenda.

A vegetação da região é extremamente variada e diversa e o grau de endemismo é um dos maiores do mundo. A unidade de Conservação abriga talvez a mais extraordinária amostra de campo rupestres do Brasil. Pelo menos três grandes formações vegetais podem ser definidas e são descritas a seguir.

A melhor opção para chegar na Cachoeira das Andorinhas

A melhor opção para chegar até a cachoeira das Andorinhas é contratando um guia ou receptivo na Serra do Cipó.

Cachoeira das Andorinhas

  • Distância: 5 km de carro – 6 km de caminhada
  • Grau de dificuldade: moderado
  • Como chegar: usar serviço dos guias

Fotos Cachoeira das Andorinhas