receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

A famosa receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

Nesta época de festas julinas, o interior do Brasil surpreende com maravilhosas experiências gastronômicas e pratos típicos. Conheça a famosa receita de pé de moleque da Lapinha da Serra

Lapinha da Serra é ponto de encontro dos amantes da natureza, dos apaixonados por cachoeiras e daqueles que procuram sossego e tranquilidade. Município de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó a Lapinha é cercada por montanhas e cachoeiras de tirar o fôlego.

Nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2019, acontece a tradicional festa Julina da Lapinha da Serra, isso mesmo Julina!! em seu 20º aniversário. Conhecido como Arraiá da Lapinha o evento vem ganhado cada vez mais destaque na cena cultural de Minas Gerais.

O acesso ao vilarejo se dá através de estrada asfaltada até Santana do Riacho e a partir de Santana são 12 KM de estrada de terra em boas condições, onde é possível acessar até mesmo com carros pequenos ou baixos.

Hoje vamos conhecer a maravilhosa receita do pé de moleque tradicional deste recanto do país, que chega a receber mais de 4000 visitantes nesta época do ano, atraídos pelas belezas naturais, cultura e gastronomia.

História do pé de moleque da Lapinha

A chefe Rosângela, do tradicional Restaurante Moendas conta a história desta receita: “A receita do pé de moleque vem de uma tradição familiar. Meu pai, Sr. Antônio, conhecido como Toninho, fazia a rapadura e plantava amendoim e minha mãe, Dona Ilda, fazia o pé de moleque. Muitas famílias na Lapinha plantam amendoim há gerações, como uma tradição local, e cada uma desenvolveu seu próprio modo de preparo. Ainda hoje plantamos o amendoim que é utilizado na confecção dos doces”.

Pé de moleque da Lapinha da Serra

Ingredientes

1/2 kg de amendoim natural
1/2 kg de rapadura

Modo de preparo

  1. Primeiro descasque o amendoim e o torre.
  2. Em seguida soque num pilão, mas com certo cuidado para não ficar muito moído
  3. Em tacho derretemos a rapadura e acrescentamos o amendoim.
  4. Mexa durante vinte minutos.
  5. Despeje o conteúdo numa pedra untada com manteiga.
  6. Só esperar esfriar e pode cortar os pedaços.
  7. Está pronto o delicioso pé de moleque da Lapinha.

Ficou curioso(a) para conhecer a Lapinha da Serra?

Separamos alguns links com as melhores opções de hospedagem da região.

Meios de Hospedagem na Lapinha da Serra

Meios de Hospedagem na Serra do Cipó